A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição de escrita: a influência da prosódia

Ana Paula Nobre da Cunha, Ana Ruth Moresco Miranda

Resumo


Neste artigo, são analisados dados relativos à segmentação não-convencional das palavras, os quais foram extraídos de produções escritas de crianças em fase inicial do processo de escolarização, já estudados por Cunha (2004). Esses dados são discutidos à luz da Fonologia Prosódica, conforme proposta por Nespor e Vogel (1994). Os resultados mostram que as hipossegmentações (falta de espaço entre fronteiras vocabulares) são preponderantemente influenciadas por constituintes mais altos da hierarquia, a saber, a palavra fonológica, a frase fonológica e a frase entonacional; enquanto as hipersegmentações (alocação de espaços dentro dos limites da palavra) sofrem a influência dos constituintes mais baixos da hierarquia, tais como a sílaba e o pé métrico.


Palavras-chave


Aquisição da escrita; Fonologia prosódica; Hipossegmentação; Hipersegmentação;

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