Semântica e lexicografia

Autores

  • Julio Casares
  • Balbino Lorenzo Feijóo-Hoyos

Palavras-chave:

Semântica, lexicografia, significado, onomasiología, semasiología, etimologia, acepção, ordenação das acepções, polissemia, significado figurado, verbete, étimo, freqüência do uso, combinação binária, polinómio verbal, tratamento das locuções,

Resumo

A Semântica e a Lexicografia se interpenetram mutuamente porque a Lexicografia não se limita a recolher as palavras do léxico, mas procura descrever a significação dos vocábulos e seus usos. O lexicógrafo também se ocupa de evolução dos sentidos das palavras para estabelecer a escala das acepções de um signo lexical. Casares conceitua acepção e discute o problema da discriminação das acepções e da sua ordenação no caso de palavras polissêmicas. Outra Questão delicada para o lexicógrafo é o reconhecimento e a identificação correta dos valores metafóricos. O autor usa como exemplo ilustrativo o verbete lat. ordo > esp. orden (port. ordem), signo polissêmico. Traça gráficos da ma-, lha de significações na semântica evolutiva dessa palavra, do étimo original latino ao espanhol moderno. Casares também trata do problema da lematização, ou seja, a decisão técnica de escolher como entrada de um dicionário, uma ou outra forma vocabular, o que envolve controvérsias permanentes em meio aos lexicólogos sobre as lexias (palavras) complexas e como e quando se dá a categorização lexical de um polinómio vocabular. Esse problema é ampliado por causa da tradição caótica de muitas grafias, particularmente no caso de "locuções vocabulares". Advoga as vantagens e as virtudes de um dicionário que tivesse um índice de freqüência do uso de cada palavra, ou de cada acepção de um vocábulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CASARES, J.; FEIJÓO-HOYOS, B. L. Semântica e lexicografia. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 28, n. 1, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3679. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais