Efeitos metafóricos e graus de presença da enunciação no enunciado

Autores

  • José Américo Bezerra Saraiva Universidade Federal do Ceará
  • Ricardo Lopes Leite Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Enunciação, Tensividade, Profundidade, Metáfora,

Resumo

Este artigo assume como referencial teórico os postulados da Semiótica Discursiva, mormente na sua versão Tensiva (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001; FONTANILLE, 1998), que concebe o discurso como um campo de presença dotado de um centro sensível e de horizontes a partir dos quais as grandezas semióticas são moduladas em termos de presença e ausência, ou seja, um campo no qual as grandezas se tonificam ou se atonizam em relação a uma instância de natureza proprioceptiva. Nosso objetivo é analisar três notas jornalísticas com o propósito de acompanhar as modulações da presença da enunciação no enunciado. Supomos inicialmente que estas modulações promovem a tensão entre isotopias concorrentes, repercutem no grau de sua profundidade e, nestas notas, especificamente, geram um efeito metafórico graduável em termos de modo de existência semiótica. Os exemplos analisados mostram a necessidade de adotar um tratamento mais complexo para as relações entre enunciação e enunciado, sobretudo se quisermos levar em consideração a tensão entre estas duas instâncias, sempre regulada pelos modos de existência semiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Américo Bezerra Saraiva, Universidade Federal do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará.

Ricardo Lopes Leite, Universidade Federal do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

28/06/2013

Como Citar

SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. Efeitos metafóricos e graus de presença da enunciação no enunciado. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 57, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4654. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais