A variação “tu” e “você” no português brasileiro oitocentista e novecentista: reflexões sobre a categoria social gênero

Autores

  • Márcia Cristina de Brito Rumeu Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Variação tu/você, Mudança linguística, Gênero, Pronomes de tratamento, Sistema pronominal,

Resumo

Neste texto, discute-se a relevância da categoria social gênero para a interpretação do processo de inserção do Você no Português Brasileiro. Com base na análise de missivas pessoais oitocentistas e novecentistas redigidas por brasileiros cultos e integrantes de uma mesma família brasileira (a família Pedreira Ferraz-Magalhães), cujos perfis sociolinguísticos foram identificados (LOBO, 2001), discutem-se os resultados de um estudo de painel (LABOV, 1994), voltado para sincronias passadas do PB, em relação às formas Tu e Você como sujeitos pronominais. Evidencia-se que o Você, empregado informalmente em cartas brasileiras entre os anos 20 e 30 do século XX, está em avançado estágio de mudança linguística, sendo tal processo conduzido pelas mulheres. À discussão, acrescentam-se os resultados do estudo da variação Tu/Você, feito por Pereira (2012) com base em cartas redigidas por brasileiros da ilustre família Penna, em fins do século XIX e na primeira metade do século XX, expondo o gênero como uma categoria social propulsora da inserção do Você no sistema pronominal do Português Brasileiro oitocentista e novecentista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina de Brito Rumeu, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possuo graduação em Letras (1999), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Letras Vernáculas (Área de concentração: Língua Portuguesa) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, exerço as atividades acadêmicas pertinentes ao cargo de Professora de Língua Portuguesa (Nível: Adjunto II) na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

28/08/2013

Como Citar

RUMEU, M. C. de B. A variação “tu” e “você” no português brasileiro oitocentista e novecentista: reflexões sobre a categoria social gênero. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 57, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4912. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais