A produção escrita e o trabalho docente na sala de apoio

Autores

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo UNICENTRO – Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Irati – PR
  • Renilson José Menegassi Fundação Araucária. UEM - Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Letras. Maringá – PR

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1612-2

Palavras-chave:

Resposta escrita, Sala de apoio à aprendizagem, Formação docente continuada,

Resumo

Neste texto, aborda-se o processo de produção escrita do gênero textual Resposta na prática docente junto a alunos de Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) – 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná - Brasil. Fundamentando-se nos conceitos do Círculo de Bakhtin e nas contribuições da Linguística Aplicada, a respeito de leitura e produção escrita, buscou-se acompanhar e analisar a prática de um professor nesse contexto. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito dos processos de leitura e de escrita e suas implicações no ensino e na aprendizagem de língua materna. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito dos processos envolvidos, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica no trabalho com a Resposta nesse contexto específico de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, UNICENTRO – Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Irati – PR

Doutoranda em Letras: Estudos Linguísticos.

Docente do Departamento de Letras - Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Área de Atuação: Linguística Aplicada

Renilson José Menegassi, Fundação Araucária. UEM - Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Letras. Maringá – PR

Doutorado em Letras, pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis).  Pós-Doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).   Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Atua nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas e Formação do Professor de Línguas. 

Publicado

07/12/2016

Como Citar

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. A produção escrita e o trabalho docente na sala de apoio. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 60, n. 3, 2016. DOI: 10.1590/1981-5794-1612-2. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/7266. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais