Análise do jornal popular Super Notícia sob enfoque crítico e multimodal

Autores

  • Leonardo Antonio Soares UFVJM - Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Faculdade de Humanidades. Diamantina – Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1711-5

Palavras-chave:

Jornal, Persuasão, Popular, Análise Crítica, Multimodalidade,

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar, sob o enfoque da Análise Crítica do Discurso e da Multimodalidade, duas capas do jornal popular Super Notícia para identificar a relação entre as escolhas linguísticas e imagéticas e as ideologias, hegemonias e estratégias de persuasão usadas pelos produtores do jornal na busca de interação e aceitação do produto pelo público-alvo. A análise parte de aspectos linguísticos, perpassando por aspectos imagéticos até atingir as ideologias explícitas ou implícitas contidas no discurso de capa do jornal. “Análise Crítica” implica mostrar conexões e causas ocultas, pois as relações entre as mudanças discursiva, social e cultural nem sempre são transparentes. Os resultados apontam que, através de estratégias como democratização e tecnologização discursivas, o jornal busca persuadir seu público-leitor e vender o produto. Por outro lado, as imagens relevam a manutenção de práticas e ideologias relacionadas com questões de gênero, preservação de hegemonias e manutenção de estereótipos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Antonio Soares, UFVJM - Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Faculdade de Humanidades. Diamantina – Minas Gerais

Possui doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atuou como professor no curso de Letras da UFOP por 2 anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas-Inglês e Análise Crítica do Discurso, focalizando a identidade masculina e suas representações na mídia atual. Lecionou Inglês no curso de extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Lecionou Literatura Inglesa, Americana, Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Língua Inglesa no curso de Letras do ISEAT, da UEMG, unidade Ibirité, onde atuou como coordenador do curso de Letras. Atualmente, é professor adjunto na UFVJM onde atua na área de ensino de língua inglesa.

Publicado

19/12/2017

Como Citar

SOARES, L. A. Análise do jornal popular Super Notícia sob enfoque crítico e multimodal. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 61, n. 3, 2017. DOI: 10.1590/1981-5794-1711-5. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/9497. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais