Chamada para o Dossiê: “Áfricas”

"Áfricas"

Organizadores:

Laura Moutinho - Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAS) ambos da USP e Doutora em Antropologia Cultural pela UFRJ. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Princeton e é bolsista produtividade do CNPq desde 2008. Coordena Acordo de Cooperação Internacional entre a USP e a Stellenbosch University, Africa do Sul.

Denise Pimenta  -   Doutoranda do  Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP.  Realiza trabalho de campo em Serra Leoa (Oeste Africano), desenvolvendo a pesquisa de doutoramento intitulada: O gênero da sobrevivência: por detrás do Ebola, esta que foca na relação entre a epidemia de 2014-2016 e as questões de gênero. Em Serra Leoa, na Fourah Bay College - University of Sierra Leone, é supervisionada pela Profa. Dra. Aisha Fofana Ibrahim. Na USP, é membro dos grupos NAPEDRA e LabNAU. Participa também - como pesquisadora - do Ebola 100 Project, coordenado pela antropóloga Sharon Abramowitz, professora da Universidade da Califórnia.

Proposta do Dossiê:

O tema  “Áfricas” busca trazer à tona a interdisciplinaridade e a diversidade do e no continente.  As autoras da proposta defendem a importância de uma revista discente se debruçar sobre a diversidade do continente africano como um lugar agente e produtor de práticas e teorias, que atrai muitos estudantes e pesquisadores.  A Revista Cadernos de Campo, desse modo, está aberta para receber artigos, resenhas, além das produções do espaço Imaginação e Ciências Sociais (ensaios fotográficos, ilustrações, gravuras, poesias ou outras manifestações artísticas) relacionadas com número temático. Os trabalhos podem ser:

1-) Antropologia/Trabalho de Campo em África

2-) África e Pós-Colonização

3-) África e aspectos Históricos

4-) África e geopolítica

5-) África e conflitos armados

6-) Questões Humanitárias no continente africano

7-) África: um continente atual

8-) África e as Epistemologias do Sul

9-) Organizações e movimentos sociais no contexto africano

10-) Políticas, instituições, Estado e região no contexto africano

11-) Religião e religiosidade na tradição e/ou contemporaneidade africana

 

Data-limite para submissão de artigos: 10/10/2017