A cultura contemporânea na perspectiva da sociologia marxista

Autores

  • Clóvis Santa Fé Júnior Mestrando do Programa de Pós-Graduação - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - 14800-901 - Araraquara - S.P. - sob a orientação do Prof.° Dr.° Marcelo Siqueira Ridenti. Pesquisa de Mestrado financiada pela FAPESP.

Palavras-chave:

Reprodutibilidade Técnica, Arte, Cultura, Crítica e Fruição, Diversão e Alienação, Padronização e Nova Teoria Marxista da Cultura,

Resumo

Este artigo visa estimular a reflexão em torno de qual o "lugar" ocupado pela cultura nas análises efetuadas em algumas correntes do marxismo. Essa polêmica, dentro do marxismo, resulta em análises de cunho mecanicistas que realizam um "reducionismo" e prendem o campo da cultura em uma "camisa de força" ou em análises que não conseguem abarcar, de forma satisfatória, a complexidade que engendra a superestrutura da qual a cultura é elemento constitutivo. Partindo de um paradigma comparativo entre alguns autores marxistas, buscou-se abrir um diálogo com eles, na tentativa de ir um pouco além da polêmica existente em torno desses autores. O artigo procura também evidenciar se há ou não a possibilidade do campo cultural ter um papel decisivo na construção de um processo civilizatório de esquerda nas sociedades modernas. Essa discussão é de suma importância e integra o eixo teóricometodológico de nossa pesquisa de mestrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/08/2017

Edição

Seção

Artigos