Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Os CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada têm como objetivo divulgar e debater análises e reflexões teóricas sobre a linguagem, com a finalidade de promover o desenvolvimento científico e institucional das várias correntes metodológicas que estudam o texto e o discurso, com ênfase nas teorias semióticas contemporâneas.

A revista publica trabalhos escritos por pesquisadores doutores ou em coautoria com pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

Aceita-se a submissão, em fluxo contínuo, de artigos, resenhas e entrevistas inéditos em português, espanhol, francês, italiano e inglês, desde que estejam de acordo com as normas previstas nas Diretrizes para autores. O Conselho Editorial reserva-se o direito de alocar, segundo o fluxo de avaliação, os trabalhos aprovados nos números 1 ou 2 do volume em preparação.

O periódico tem estrato Qualis-Capes A2 (2013-2014), está indexado nas bases de dados DiadorimElektronische ZeitschriftenbibliothekERIH PLUSJURNLatindexLivRe!,  MLA Directory of PeriodicalsREDIB e WorldCat, é filiado à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e ao CrossRef e é identificado pelo prefixo DOI (Digital Object Identifier).

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ “Enunciação e interação nos discursos na internet”

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

VARIA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à revista são inicialmente avaliados quanto à adequação às normas de formatação e, em seguida, enviados para dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Editorial ou ad hoc. Quando os dois pareceres são positivos, o autor é informado de que seu artigo será publicado; caso haja sugestões de mudanças no artigo, elas também são enviadas ao autor. Quando um parecer é positivo e o outro negativo, o texto é enviado para um terceiro parecerista, que decidirá pela publicação ou não do artigo submetido. Durante todo o processo é garantido o anonimato dos autores de artigos submetidos para que as avaliações não sofram nenhum tipo de influência externa.

 

Periodicidade

Periodicidade de publicação SEMESTRAL.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todos os artigos são publicados sob licença Creative Commons.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e lhes permite criar arquivos permanentes da revista para sua preservação e restauração. Saiba mais...

 

ISSN On-line

1679-3404

 

Indexadores

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

ERIH PLUS - The European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek

JURN - The directory of scholarly ejournals in the arts & humanities 

Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LivRe! - Portal para periódicos de livre acesso na Internet

MLA Directory of Periodicals - MLA International Bibliography

REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

WorldCat - World Library Catalog

 

Ética em pesquisa e em edição científica

Os CASA subscrevem as recomendações do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Nossas práticas editoriais orientam-se pelos princípios da transparência, da isenção, do sigilo, do respeito à diversidade e do combate à falsificação, à pirataria e ao plágio, como previsto no Code of Conduct for Journal Editors, do Committee on Publication Ethics (COPE), e no White Paper on Publication Ethics, do Council of Science Editors (CSE).