Histórico do periódico

Os CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada foram fundados em 2003 por iniciativa de Ana Cristina Fricke Matte, que se inspirou no projeto pioneiro de Ignacio Assis Silva (In Memoriam), idealizador do grupo de pesquisa homônimo, o Grupo CASA (cf. o artigo “O Desenho do Arquiteto", de Ude Baldan, no v. 1, n. 1), atual GPS-UNESP. O primeiro projeto gráfico da revista foi concebido por Maria Tereza de França Roland e Ana Cristina Fricke Matte. 

Os CASA foram a primeira revista on-line dedicada à semiótica no Brasil e, muito provavelmente, na América Latina. Inicialmente fundados pelos membros do Grupo CASA, os Cadernos são editados atualmente pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCLAr/Unesp, com o apoio financeiro da PROPe/Unesp.

A revista, que passou a integrar o SEER em 2008, teve como editores responsáveis Ana Cristina Fricke Matte (volumes 1 e 2, este último em coedição), Ivã Carlos Lopes (volume 2, em coedição), Arnaldo Cortina (volumes 5, número 2; e 6, número 1) e Renata Maria Facuri Coelho Marchezan (volumes 3; 4; 5, número 1; 6, número 2; 7; 8; 9 e 10), que coeditou números especiais com Ude Baldan (volume 8, número 2), Diana Junkes Bueno Martha-Toneto (volume 9, número 2) e Cristiane Passafaro Guzzi (volume 10, número 2). A partir do volume 11, os CASA passaram a ter como editor responsável Jean Cristtus Portela. O atual projeto gráfico da revista é de Diego Meneghetti.