Compre o detergente do Che Guevara - análise da apropriação publicitária de símbolos e discursos revolucionários

Autores

  • Nilton Hernandes USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v1i1.1120

Resumo

Este trabalho procura verificar como se transformam acontecimentos e símbolos anti-capitalistas, como a imagem Fidel Castro, Gandhi, ou a foice e o martelo do comunismo em textos de reafirmação de consumo. Analisamos como a foto de Che Guevara, por exemplo, uma das mais bem acabadas representações da rebeldia contra o sistema capitalista, é utilizada na contracapa de uma revista anunciando as vantagens de um produto de limpeza. As análises dos mecanismos de produção de sentido serão realizadas com a semiótica francesa, de A. J. Greimas e seguidores brasileiros. Utilizaremos a semiótica russa, notadamente textos de I. M. Lótman, na tentativa de verificar o papel da publicidade e sua relação com a cultura. Também aplicamos alguns ensinamentos sobre intertextualidade de Mikhail Bakhtin.

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Publicado

24/11/2008

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Artigos