Perspectivas processuais no estudo da imagem: o ponto de vista do texto e o ponto de vista do discurso

Autores

  • Eliane Soares de Lima USP – Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v7i1.1774

Palavras-chave:

imagem, expressão, conteúdo, articulação, significação, image, expression, content, articulation, signification

Resumo

Entendendo a imagem como um todo de significação, manifestado sob a forma de texto, no qual estariam situados o material e as operações que a enunciação mobiliza para realizá-lo, a intenção deste artigo é compreender, sob o referente concreto, o sentido latente, revelado no próprio ato enunciativo. O objetivo é identificar estratégias de composição na fotografia de imprensa, mostrando que sob a cena concreta subjaz um modo de contar. Interessa examinar a forma pela qual o referente é potencializado, obrigando-nos a enxergar, a "ler" além do sentido explícito veiculado pelo plano da expressão. Para isso, optou-se pela teoria concebida por Jacques Fontanille, inscrita na tradição greimasiana, que prevê a apreensão das especificidades da manifestação textual a partir de diferentes instâncias de abstração, também divididas em patamares de profundidade.

Biografia do Autor

Eliane Soares de Lima, USP – Universidade de São Paulo

Graduada em Letras, pela UNESP - campus de Araraquara. Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH / USP, sendo bolsista Cnpq, desde agosto de 2008

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Publicado

26/07/2009

Edição

Seção

Artigos