Sabor e saber poético: análise dos poemas "Não-coisa" e "Muitas vozes" de Ferreira Gullar

Autores

  • Fabiane Renata Borsato Centro Universitário Barão de Mauá
  • Juliana Fernandes Centro Universitário Barão de Mauá
  • Erika Akime Tawada Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v7i1.1835

Palavras-chave:

Ferreira Gullar, <i>Muitas vozes</i>, metalinguagem, figuratividade, enunciação, poesia, metalanguage, figurativization, enunciation, poetry

Resumo

O estudo do percurso do sujeito poeta e dos processos de figurativização instaurados pelo enunciador nos poemas “Não-coisa” e “Muitas vozes”, da obra Muitas vozes, de Ferreira Gullar informam o teor metalingüístico dos textos. A análise proposta destaca a obsessão pelo fazer-poético, as relações entre enunciador e enunciatário e a predominância de semas figurativos reveladores de um processo de composição baseado em experimentações sinestésicas, intertextualidade e jogos enunciativos.

Biografia do Autor

Fabiane Renata Borsato, Centro Universitário Barão de Mauá

Profa. Dra. de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura no Curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá

Juliana Fernandes, Centro Universitário Barão de Mauá

Graduanda do Curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá

Erika Akime Tawada, Centro Universitário Barão de Mauá

Graduanda do Curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá

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Publicado

25/08/2009

Edição

Seção

Artigos