A “PALAVRA” POÉTICA DE ARNALDO ANTUNES

Autores

  • Luciane de Paula UNESP - CAs

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v8i1.2953

Palavras-chave:

poética, semiótica, Arnaldo Antunes, metalinguagem, erotismo

Resumo

Este artigo reflete sobre a poética de Arnaldo Antunes (AA). Para isso, pauta-se, tanto nas contribuições de Fontanille e Zilberberg, no que concerne à tensividade, quanto nas ideias de Tatit, no que se refere ao estudo da semiótica da canção. O objetivo é pensar em como se estrutura a dança entre enunciação e enunciado na arquitetônica poética de AA, exemplificada aqui pela análise do poema “Palavra”. A hipótese é a de que a tensão entre os dois núcleos centrais do poema analisado, metalinguagem e erotismo, seja o traço composicional essencial da estilística poética de AA. Os resultados levam à reflexão de que a tensão musical é o jogo que garante a movimentação entre a densidade da palavra e a fluidez erótica do ato de produção (metalinguístico) autoral.

Biografia do Autor

Luciane de Paula, UNESP - CAs

UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Assis - Departamento de Linguística.

Downloads

Publicado

13/09/2010

Edição

Seção

Artigos