O ACONTECIMENTO EM MEIO AO EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Daniervelin Renata Pereira USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v9i1.4425

Palavras-chave:

acontecimento, discurso pedagógico, semiótica tensiva.

Resumo

Diante de alguns enunciados inseridos em práticas pedagógicas, é inevitável acionar concepções desse exercício ligadas à rotina e à programação. Em meio à regularidade ou tradição nessas práticas, elevam-se, entretanto, cenas de maior intensidade, vistas como acontecimento, que desencadeiam outras em que imperam as necessárias estratégias de ajustamentos. O que nos conduz ainda à abordagem que aqui apresentamos é a convergência que observamos entre a teorização dessas noções de programação e desvio no campo pedagógico e o direcionamento mais recente da semiótica para uma teorização do aspecto contínuo e sensível dos eventos. Para a análise feita, selecionamos enunciados de um curso realizado em ambiente digital, pelo qual demonstramos essa convergência teórica e, ao mesmo tempo, servimo-nos deles para encontrar ocorrências que validam esse ponto de vista.

Biografia do Autor

Daniervelin Renata Pereira, USP - Universidade de São Paulo

doutoranda em Semiótica e Linguística Geral na USP, sob orientação da profª drª Norma Discini de Campos.

Downloads

Publicado

27/07/2011

Edição

Seção

Artigos