A EPIFANIA NOS <i>TANKAS</i> DE WILSON BUENO

Autores

  • Kelcilene Grácia-Rodrigues UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rauer Ribeiro Rodrigues UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cícera Rosa Segredo Yamamoto UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v9i2.4723

Palavras-chave:

epifania, ocidente, oriente, poesia brasileira

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar a epifania nos tankas de Wilson Bueno. A composição poética tanka surgiu no Japão, por volta do ano 710 e é constituída por 31 sílabas distribuídas em cinco versos com 5-7-5-7-7 sílabas. Sua origem está no waka, forma poética que “cantava” trechos históricos e legendários da vida do povo nipônico. Wilson Bueno buscou, nos tankas, a inspiração para compor os poemas de dois de seus livros: Pequeno tratado de brinquedos (1996) e Pincel de Kyoto (2008). O presente artigo tem como objetivo mostrar a configuração da tradição milenar do tanka e o resgate dessa poesia tradicional, transfigurada e personalizada de forma moderna, na produção literária de Wilson Bueno, pois o escritor incorpora, em seus tankas, estratégias literárias de autores ocidentais do século XX, em especial a epifania, conceito proposto por James Joyce em Stephen Hero, romance escrito nos primeiros anos do século XX.

Biografia do Autor

Kelcilene Grácia-Rodrigues, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Kelcilene Grácia-Rodrigues é doutora em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara e professora de literatura brasileira na UFMS, onde é Coordenadora do Mestrado em Letras do Campus de Três Lagoas; participa do GT Texto Poético da ANPOLL; kelcilenegracia@uol.com.br.

Rauer Ribeiro Rodrigues, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Rauer Ribeiro Rodrigues é professor de Literatura Brasileira na UFMS, doutor em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara e professor no Mestrado em Letras da UFMS, em Três Lagoas, onde coordena o Grupo de Pesquisa Luiz Vilela (ver gpluizvilela.blogspot.com); rauer.rauer@uol.com.br.

Cícera Rosa Segredo Yamamoto, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), do Campus de Três Lagoas; bolsista Capes; yamacissa@hotmail.com.

Downloads

Publicado

21/11/2011

Edição

Seção

Artigos