SANDÁLIAS HAVAIANAS MODELO SLIM. DO PRODUTO COTIDIANO AO UNIVERSO FASHION: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE SEMIÓTICA

Autores

  • Amanda Pires Machado UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Floriano UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Salomão Ribas Gomez UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v10i1.5272

Palavras-chave:

Produto de moda, design, promoção simbólica, leitura semiótica.

Resumo

O produto sandálias Havaianas desenvolveu um percurso simbólico-publicitário, assumindo a condição de produto moda praia, moda esportiva ou moda casual. O tratamento estético-formal determinado pelo design dos modelos Havaianas Slim indica a busca por ascensão simbólica e consequente ampliação de mercado. caracteriza também uma ampliação no posicionamento da marca, para que parte de seus produtos seja aceita e usada em situações sociais que, até recentemente, eram pouco receptivas a pessoas calçadas com sandálias de borracha. Com base em conceitos semióticos de Charles S. Peirce, este artigo indica o contraditório processo de significação expresso nos elementos visuais do modelo Slim das sandálias Havaianas. São apresentadas a contextualização, a descrição do objeto estudado, breve revisão de parte da teoria semiótica e uma reflexão sobre o processo de significação imagética do produto em estudo.

Biografia do Autor

Amanda Pires Machado, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design e Expressão Gráfica pela UFSC (2010/2012), especialista em Comunicação Empresarial pela PUCPR (2009), graduada em Desenho Industrial (Habilitação em Programação Visual) pela UNIVILLE (2003). Integrante do Grupo de Pesquisa SIGMO: Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional, da UFSC.

Juliana Floriano, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design Gráfico pela UNIVILLE (2002), especialista em Gestão e Marketing de Moda pelo SENAC - Florianópolis (2009) e mestranda do Programa PósDesign.UFSC (2010-2012). Tem experiência em projetos de Identidade Visual, Editoriais e Promocionais. Atualmente presta serviços de consultoria em Marketing e Design e leciona as disciplinas de Materiais e Processos Gráficos, Projeto de Programação Visual, Análise Gráfica e Computação Gráfica no curso de Design da UNIVILLE, nas habilitações de Gráfico e Moda.

Luiz Salomão Ribas Gomez, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela PUCPR (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004). Atualmente é professor adjunto da UFSC onde coordena o Laboratório de Orientação Gráfica Organizacional - LOGO. Realizou, em 2009, Pós-Doc junto ao UNIDCOM - IADE em Lisboa com o tema 'Brand DNA'. Tem experiência na área de Design em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, metodologia, branding, ensino a distância, design industrial e história em quadrinhos.

Richard Perassi Luiz de Sousa, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP (2001), Mestre em Educação pela UFMS (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da UFJF (1986). Atualmente, atua como professor associado da UFSC. Anteriormente, foi professor da UFMS. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, desenvolvendo os seguintes temas: Semiótica Visual, Arte e Design, Identidade, Cultura e Comunicação das Marcas nas Organizações.

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Publicado

24/08/2012

Edição

Seção

Artigos