A espiralada saga narrativa contida em <i>Esse Obscuro Objeto Do Desejo</i>

Autores

  • Maria José Terezinha Malvezzi

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v2i1.618

Palavras-chave:

discurso cinematográfico, focalização, enunciação, metáfora, sonho e paixões, cinematographic discourse, focalization, enunciation, metaphor, dream and passions.

Resumo

Apesar de um enunciado fílmico não ter a finalidade de enunciar-se narrativamente, as relações especulares que vão surgindo no transcorrer de Esse obscuro objeto do desejo (1977) dirigido por Luis Buñuel, permitem a produção de uma instância enunciativa a gerar sua criatura, o enunciado. Decompondo, selecionando e rearticulando partes do enunciado desse filme, o presente estudo procura espreitar o modo de articulação da narrativa e observar a mudança de pontos de vista no fluxo da focalização. Nas marcas evolutivas desta, a espera fiduciária apresenta-se regendo a oposição entre promessa e contrato para que se estabeleça um processo veridictório entre enunciador e enunciatário. Além disso, a análise investiga metáforas e processos de condensação e deslocamento nas manifestações do onírico que se expressam nas relações entre a sintaxe de fragmentos do enunciado e a sintaxe do sonho para, finalmente, voltar os olhos para as paixões. Palavras-chave: Discurso Cinematográfico. Focalização. Enunciação. Metáfora. Sonho e Paixões.

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Publicado

07/03/2008

Edição

Seção

Artigos