A TV DO BISPO: A LÓGICA RELIGIOSA NA NOVELA <i>VIDAS EM JOGO</i>

Autores

  • Alexandra Robaina dos Santos UFF- Universidade Federal Fluminense
  • Silvia Maria de Sousa UFF- Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v11i2.6550

Palavras-chave:

Telenovela, Rede Record, Análise Semiótica.

Resumo

O artigo é resultado da análise semiótica da telenovela Vidas em Jogo, da TV Record, entendida como um texto, isto é, um todo organizado de sentido, devido à filiação teórica adotada graças à qual se considera texto todo e qualquer objeto dotado de significação. Dentre as ferramentas teóricas fornecidas pela semiótica discursiva, este trabalho concentra-se nos níveis narrativo e discursivo. Por meio da análise, descrevemos o esquema narrativo concretizado discursivamente nos temas e figuras utilizados, a fim de observar em que medida o discurso da telenovela reforça os valores eleitos e disseminados pela emissora.

Biografia do Autor

Alexandra Robaina dos Santos, UFF- Universidade Federal Fluminense

Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (2013); graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), possui especialização pela Pontifícia Universidade Católica-RJ (2009) e especialização pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é pesquisadora do grupo de pesquisa Semiótica e Discurso (SEdi).

Silvia Maria de Sousa, UFF- Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunta de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. É vice-líder do grupo de pesquisa Semiótica e Discurso (SEDi).

Downloads

Publicado

22/01/2014

Edição

Seção

Artigos