A CONFIGURAÇÃO PASSIONAL DA CÓLERA NO CONTO “DEPOIS DA AULA”, DE LUIZ VILELA

Autores

  • Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello UEL - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v11i2.6556

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Conto, Luiz Vilela, Semiótica das Paixões, Cólera.

Resumo

O presente trabalho visa a analisar o conto “Depois da aula” de Os melhores contos (1988) de Luiz Vilela. A narrativa conta a história de três alunos que são suspeitos de terem feito um desenho caricato da professora. O conto mostra as tentativas da professora de obter a delação do responsável pelo desenho. A situação extremamente tensa faz nascer entre os sujeitos, alunos e professora, diferentes estados de alma, tais como desespero, indiferença, medo, cólera, dentre outros. A finalidade deste trabalho é analisar a configuração patêmica da cólera nesse conto. A fundamentação teórica é a Semiótica de linha francesa, mais especificamente a chamada Semiótica das paixões. Não se fará, contudo, uma exposição teórica exaustiva e de forma sistemática de todos os conceitos teóricos utilizados neste artigo. Referir-se-á, no entanto, àqueles conceitos e procedimentos que são considerados chaves à compreensão da cólera. Em outras palavras, a natureza desse trabalho é prática. Quer-se analisar um conto da literatura brasileira, tendo como base a epistemologia passional da cólera apresentada por alguns pesquisadores que tratam do assunto.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Letras. Mestrado e Doutorado em Semiótica e Linguística pela USP-SP. Pós-Doutorado em Sociossemiótica pela PUC-SP. Atua no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Letras da UEL no qual orienta pesquisa em Semiótica Literária.

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Publicado

22/01/2014

Edição

Seção

Artigos