DA SEMIÓTICA SOCIAL À MULTIMODALIDADE: A ORQUESTRAÇÃO DE SIGNIFICADOS

Autores

  • Záira Bomfante Santos Universidade Federal de Mina Gerais - UFMG
  • Sônia Maria Oliveira Pimenta Universidade Federal de Mina Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v12i2.7243

Palavras-chave:

Semiótica Social, Multimodalidade, Metafunção.

Resumo

É crescente o interesse pelas pesquisas que investigam a multiplicidade de linguagem, modos ou semioses nos textos em circulação social, seja nos impressos, nas mídias audiovisuais, digitais ou não. A organização estética dos diversos modos semióticos impregna e faz significar os textos contemporâneos. Com o objetivo de propor uma breve discussão em torno da articulação dos modos semióticos na construção de significados dentro dos textos multimodais, este trabalho se ancora nos pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Social e da Multimodalidade preconizados por Hodge; Kress (1988), Kress; Van Leeuwen (1996; 2006) e Kress (2010). Para consubstanciar a discussão, é realizada uma análise da orquestração dos significados em uma reportagem da revista feminina Boa Forma, a partir das categorias analíticas da Gramática Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. Na análise, o paralelismo e a intersemiose dos modos semióticos verbais e visuais são evidenciados na construção de significados que tecem o texto.

Biografia do Autor

Záira Bomfante Santos, Universidade Federal de Mina Gerais - UFMG

  • PÓS DOUTORANDA NO PROGRAMA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UFMG, PROFESSORA DE SEMIÓTICA DO INSTITUTO VALE DO CRICARÉ /ES. DESENVOLVENDO PESQUISAS DA ÁREA DE SEMIÓTICA SOCIAL, GRAMÁTICA SISTÊMICO FUNCIONAL (GSF) E ANÁLISE DO DISCURSO. INTEGRANTE DO GRUPO DE PESQUISA EM ANALISE DO DISCURSO NA UFMG - NAD E DE TRADUÇÃO E (GSF) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP.

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Publicado

26/02/2015

Edição

Seção

Artigos