Sobre a Revista

Revista EntreLínguas  até 2020, a sua periodicidade era semestral, e em 2021 iniciou a edição Publicação Contínua, com submissão em fluxo contínuo e aceita artigos, resenhas críticas, relatos de experiências inéditos e entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas(LEM) e linguística - com estudos culturais e análises. Os textos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

A Revista EntreLínguas aceita propostas de Dossiês organizados. 

Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área e sub´áreas especificadas no Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.

A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:

Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê no e-mail revista.entrelinguas@gmail.com com cópia para anderson.cruz@unesp.br, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.

 

----

Qualis A2 (2017-2020)

 

Anúncios

Chamada de trabalhos da Revista Entrelínguas para o Dossiê: "Tecnologias e metodologias para o ensino de línguas: percursos práticos e reflexivos".

20/10/2023

Período para as submissões: 10/12/2023

Organizadoras:

Cibele Cecilio Rozenfeld (UNESP-Araraquara)

Heloísa Brito de Albuquerque Costa (USP)

Isadora Valencise Gregolin (UFSCar)

Mônica Ferreira Mayrink (USP)

Rosâangela Dantas de Oliveira (UNIFESP)

 

A necessidade de instauração do Ensino Remoto Emergencial devido à pandemia de COVID-19, durante os anos 2020 e 2021, exigiu que docentes e discentes passassem a fazer uso compulsoriamente das TDIC para manutenção das atividades escolares. Tal fato descortinou, por um lado, um despreparo de docentes para o manejo de ferramentas e a adaptação didático-pedagógica ao novo formato e, por outro, as graves consequências da desigualdade social que marcam nossa sociedade.

Ainda assim, é inegável que essa experiência fez avançar alguns aspectos da relação entre tecnologia e ensino. No entanto, com o fim da pandemia, e para além dela, no contexto do ensino e aprendizagem de línguas, ainda é evidente a urgência de um maior aprofundamento teórico-metodológico que permita construir caminhos para o desenvolvimento de práticas inovadoras.

Nesse sentido,  convidamos a todos os interessados a para contribuir para o dossiê "Tecnologias e metodologias para o ensino de línguas: percursos práticos e reflexivos". Este número temático pretende reunir trabalhos que discorram sobre diversas perspectivas teóricas e metodológicas, abordando  temas relacionados ao diálogo entre tecnologias e metodologias em diferentes contextos de ensino de línguas estrangeiras.  

Serão aceitos textos resultantes de pesquisas, projetos ou experiências que abordem as seguintes temáticas: 

  • Metodologias ativas e tecnologias no ensino de língua estrangeira;

  • Reflexões teóricas (e críticas) relacionadas a abordagens contemporâneas de ensino de línguas estrangeiras que envolvam o uso de tecnologias digitais;

  • Multiletramentos no ensino de línguas estrangeiras;

  • Formação de professores e lLetramento digital.;

 

Prazo de publicação: 30/06/2024

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos da Revista Entrelínguas para o Dossiê: "Tecnologias e metodologias para o ensino de línguas: percursos práticos e reflexivos".

Edição Atual

(2024), v. 10, Publicação Contínua
					Visualizar (2024), v. 10, Publicação Contínua
Publicado: 13/03/2024
Ver Todas as Edições