Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão: Publicar artigos, relatos de experiências, resenhas críticas e entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras modernas (LEM), com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM.

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A pertinência para publicação será avaliada pela Equipe Editorial e por pareceristas ad hoc, no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, ao conteúdo e à qualidade das contribuições. A avaliação poderá considerar o texto aprovado, aprovado com a devida alteração indicada pelo parecerista ou recusado. Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação. No caso dos textos produzidos por autores convidados, o peer review será realizado pelos membros da Editoria Executiva  da revista.

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em duas rodadas de avaliação. A primeira por membros do Conselho Editorial Científico e a segunda por pareceristas convidados ad hoc. Na primeira, são avaliados os seguintes itens: formatação; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito no template da Revista; resumos em inglês, espanhol e português; números de páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo.

Na segunda rodada de avaliação, o artigo é distribuído a pareceristas respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, dois meses.

No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.

No caso de solicitação de alterações, o artigo pode ser reencaminhado para nova avaliação. Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos ficam então disponíveis para publicação em ordem de protocolo.

 

Periodicidade

A Revista EntreLínguas é uma publicação semestral apresentando suas Edições Regulares nos meses de junho e dezembro. Suas Edições Especiais são confeccionadas sob demanda, quando aprovadas pelos mesmos critérios que regem sua política de avaliação em Edições Regulares. As Edições Especiais nunca superarão em número, anualmente, as Edições Regulares.

 

Política de Acesso Livre

A Revista EntreLínguas não cobra taxa de submissão para autores. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Associações, Bases, Repositórios, Indexadores, Métricas


       

 

      

        

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

 

Critérios para organização de dossiê / Dossier criteria for organization

Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.

A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:

Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.

Diretrizes para autores e normas de submissão: <https://drive.google.com/file/d/1C6xwB5Rm09S-mzG0VtuboDfVws4Jqyxg/view>.

Modelo padrão/template do artigo para download: <https://drive.google.com/file/d/0Bxu3sUgQpHF-RjEySnRKUmpyRlU/view>.

 

Somente serão aceitos artigos com no máximo 3(três autores) mestrandos e doutorandos acompanhados por um professor doutor/orientador.

Os organizadores são responsáveis por enviar a Apresentação/Prefácio do Dossiê em Português, Espanhol e inglês. (A revista possui equipe externa de revisão e tradução para o espanhol e inglês; revisão em português, formatação e normalização).

Os artigos devem conter no máximo 15 páginas, incluindo as referências. As referências não poderão ultrapassar 1/3 da quantidade dos parágrafos do artigo. O resumo no máximo 250 palavras ou dez (10) linhas com cinco (05) palavras-chave separadas por ponto. Normas ABNT.

Os organizadores serão responsáveis por submeter todos os artigos na plataforma (obrigatório constar todos os dados dos autores, como telefone, e-mail individual, filiação institucional, departamento, país, ORCID, Link/URL do Lattes/CNPq). Ao submeter os artigos, devem submeter as declarações de originalidade e de autoria assinados e com o RG e CPD digitalizado e assinadas); Ao submeter os artigos, devem ter atenção de preencher corretamente o Título em caixa baixa, palavras-chave separadas por ponto, e as referências no campo próprio da plataforma SEER/OJS de submissão).

 

Nesta primeira etapa, os artigos completos não devem ser apresentados.

A proposta do dossiê deve obrigatoriamente conter:

 

1. Breve ementa do Dossiê.


2. Relevância da temática proposta para o campo da área da revista – Foco e Escopo.

3. Eixo temático do Dossiê: Deve ser observado o fato de que os trabalhos devem ter como eixo principal um tema bem definido proposto por um organizador.

4. Nome de cada artigo e autores - nomes completos e filiação institucional: os artigos devem ser de autoria de pesquisadores de instituições que não se repitam no mesmo dossiê (instituições diferentes).  O dossiê deve conter entre 8 (mínimo) e 12 (máximo) artigos. 

5. Responsável (eis) pelo Dossiê - nome, instituição e e-mail. O dossiê pode ser proposto por até três pessoas, sendo que, no mínimo, um deles devem ter o título de Doutorado. Cabe ao responsável enviar a proposta do Dossiê também para o e-mail da revista. 

Após a primeira fase, caso seja aprovada a proposta de dossiê, os artigos completos que compõem o dossiê devem ser inseridos na plataforma online da revista e  entrarão em avaliação por pareceristas, seguindo o procedimento usual da revista, ou seja, duplo-cego, no mínimo. O(s) organizador(es) será(ão) responsável(eis) pela execução de todo o trabalho e gestão dos artigos do dossiê.

É condição para a submissão dos artigos do dossiê para avaliação

1. Seguir as normas de publicações e padronização bibliográfica (referências e citações);

2. Que as submissões dos trabalhos que comporão o Dossiê sejam registradas diretamente no sistema, conforme orientações em: Submissão Online. Também deverá ser enviada copias dos artigos com e sem identificação por e-mail. Além de tudo, cada autor deve preencher os termos da "Declaração de Originalidade" constante no link: Declaração de Originalidade e Declaração de Autoria (e ordem dos autores)


A referida declaração deve ser enviada digitalizada com as respectivas assinaturas, cópias do RG e CPF para o e-mail da revista e ser anexada nos metadados no momento da submissão dos artigos.

Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo título do metadados ou no campo informações/comunicado para o editor, inicialmente ao título coloque a palavra Dossiê seguido (undeline) do primeiro nome do Responsável e o título de cada trabalho.
Exemplo:

 

Exemplo:

Dossiê_Responsável_Título:

Dossiês_Raquel_As diferenças de cada aluno no seu desenvolvimento acadêmico

 

Todos os artigos, apresentações serão obrigatoriamente revisados, editorados no processo final pela equipe interna e externa da revista.

 

Informações: revista.entrelinguas@gmail.com