Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente

Autores

  • Maria Helena Vieira Abrahão UNESP – Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Departamento de Letras Modernas. São José do Rio Preto – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v1i1.8051

Palavras-chave:

Ensino de língua estrangeira, Abordagem comunicativa, Pós-método, Pragmatismo baseado em princípios, Autonomia docente,

Resumo

Este artigo busca trazer algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pósmétodo e a prática docente. Inicia-se com um breve panorama dos princípios que orientam ambas as abordagens, traça-se um paralelo entre elas, apontando vários pontos de encontro, o que as caracteriza como não excludentes entre si, mas complementares. Inclui-se, nesta reflexão, uma avaliação das mesmas abordagens realizada por alunos de pós-graduação em linguística aplicada, em que consideram seus aspectos positivos e negativos, tanto em nível teórico como prático. Finaliza-se com alguns encaminhamentos para a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/09/2015

Como Citar

ABRAHÃO, M. H. V. Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 25–42, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i1.8051. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8051. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos