A página omissa: contribuições para uma história do ensino de línguas no Brasil

Autores

  • José Carlos Paes Almeida Filho UnB – Universidade de Brasília. Instituto de Letras – Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução. Brasília – DF – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8059

Palavras-chave:

História do ensino de línguas no Brasil, Aprendizagem e ensino de línguas, Ensino de línguas, aspectos históricos, História do ensino de línguas, Formação de professores de línguas,

Resumo

A aprendizagem e o ensino de línguas formam uma área prática profissional e uma área teórica. Essa área se conhece por Aquisição e Ensino de Línguas (AELin) ou, simplesmente, Ensino de Línguas, e inclui o processo formador de agentes que concorrem a esses processos. Esses processos existiram desde sempre na história educacional do país, mas tardamos em reconhecer e ter reconhecida essa narrativa do seu vir-a-ser como especialidade tributária. A bibliografia é escassa e há muito pouca oferta dessa especialidade como disciplina nos currículos ditos de Letras na grande área da Linguagem. Neste artigo, retomo a escrita sobre a trajetória de personagens, fatos e enredo da história do ensino de línguas no Brasil não para sinalizar períodos e pontos de emergência de consciência de área, mas, para discutir, principalmente, a falta de estudos de natureza histórica para o ensino de línguas (estrangeiras e o Português na perspectiva de LE) e para a constituição de uma disciplina científica madura e pujante de história nos currículos de graduação em Letras e de pós nos estudos de ensino e aprendizagem de línguas no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/09/2015

Como Citar

ALMEIDA FILHO, J. C. P. A página omissa: contribuições para uma história do ensino de línguas no Brasil. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 195–202, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i2.8059. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8059. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos