Uma experiência na aula de PLE: a sensibilidade e a emotividade nas aulas de leitura e ensino dos verbos nos pretéritos perfeito e imperfeito

Autores

  • Sueli Firmino US – Universidad de Sevilla. Sevilha – Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8066

Palavras-chave:

Leitura, Emotividade, Sensibilidade, Competência oral,

Resumo

Neste artigo, trato de mostrar a minha experiência com uma atividade de sensibilização em uma aula de leitura de um curso de PLE (Português como Língua Estrangeira) para alunos de origem hispânica, desde o planejamento até o momento da avaliação, orientando as atividades ao longo do processo. Separei as etapas desse processo desde o reconhecimento do perfil dos alunos (trabalhamos com dois grupos específicos de nível intermediário), a escolha do material a ser trabalhado, as estratégias usadas, a dinâmica aplicada e a avaliação feita oralmente onde, para minha surpresa, a sensibilidade dos alunos naquele momento gerou um clima de emotividade muito importante, resultando num ambiente de confiança e cumplicidade. Muitas vezes esses sentimentos estão afastados de uma sala de aula, deixando que a distância da relação professor-aluno-colega seja um fator de inibição na hora da prática oral do idioma que está aprendendo. A proximidade entre as pessoas propicia um ambiente acolhedor, agradável e o clima mais propício para que haja mais interação e, consequentemente mais emotividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/09/2015

Como Citar

FIRMINO, S. Uma experiência na aula de PLE: a sensibilidade e a emotividade nas aulas de leitura e ensino dos verbos nos pretéritos perfeito e imperfeito. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 311–322, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i2.8066. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8066. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos