Evitando o debate público: os intelectuais universitários nos EUA do pós-guerra

Autores

  • João Feres Júnior IUPERJ – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/Rio de Janeiro - RJ

Palavras-chave:

Intelectuais, Ciências Sociais, Guerra Fria, EUA, Debate público,

Resumo

Neste artigo, examinaremos um pouco da história das relações entre academia e serviço público nos EUA no período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial. Ao invés de ressaltar as qualidades individuais dos principais intelectuais desse período, tentamos identificar os fatores institucionais e políticos que contribuíram para a consolidação de um trânsito entre o discurso especializado da academia e ações políticas que, às vezes, passaram ao largo do debate público. Entre outras coisas, pretendemos mostrar que, no caso em questão, a lógica exterior do discurso acadêmico não era a mesma da lógica de reprodução da academia como instituição.

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Publicado

22/05/2007

Como Citar

FERES JÚNIOR, J. Evitando o debate público: os intelectuais universitários nos EUA do pós-guerra. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 9, n. 17, 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/129. Acesso em: 18 abr. 2024.