A informação e comunicação no capitalismo contemporâneo

Alain Herscovici

Resumo


Este trabalho propõe-se a fornecer elementos para estudar o papel da Informação e da Comunicação na formação e nas modalidades de funcionamento dos mercados. Num primeiro tempo, a partir de uma análise de cunho teórico, definiremos o corte teórico que permite diferenciar a ortodoxia e a heterodoxia; a esse respeito, estudaremos como essas diferentes correntes teóricas analisam a natureza dos preços em relação à informação e concebem o funcionamento do mercado. Num segundo tempo, veremos como, no âmbito de uma análise heterodoxa, é possível definir a função assumida pelos Sistemas de Informação e de Comunicação no capitalismo global, em termos de formação e de modalidades concretas de funcionamento dos mercados.


Palavras-chave


Sistema de preços; Instabilidade; Instituições e Informação;

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Revista Estudos de Sociologia by Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported License.