"Dar que falar às bocas de Goiás": estratégies e repercussões do projeto criador de Cora Coralina no campo literário brasileiro

Autores

  • Clovis Carvalho Britto UnB - Universidade de Brasília/Brasília - DF

Palavras-chave:

Bourdieu, Sociologia, Literatura, Cora Coralina

Resumo

Pretende-se avaliar parte da trajetória, do projeto criador e da recepção da obra poética da escritora goiana Cora Coralina (1889-1985) a partir do arcabouço teórico-metodológico elaborado por Pierre Bourdieu em sua sociologia da literatura. Cora Coralina teve uma trajetória peculiar: mulher, idosa e interiorana, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade e imprimiu uma série de refl exões e questionamentos no cenário literário brasileiro. Em sua inserção, utilizou algumas estratégias estilísticas e temáticas diferenciadas. Por isso, a análise do papel das Academias de Letras, da sua relação com escritores já consagrados e com os jovens autores, dos prêmios e da crítica literária, somada às escolhas que promoveu assumem um papel crucial. Ao privilegiar os obscuros e marginalizados, Cora impactou o campo literário e se fez e ainda se faz ouvir como representante de uma das linhas de força da poesia de autoria feminina brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/09/2009

Como Citar

BRITTO, C. C. "Dar que falar às bocas de Goiás": estratégies e repercussões do projeto criador de Cora Coralina no campo literário brasileiro. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 14, n. 27, 2009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1942. Acesso em: 29 mar. 2024.