A prática dos professores do Ensino Superior

Glícia Gripp

Resumo


Este artigo é baseado em uma pesquisa sobre as práticas docentes, realizada em 2007 e 2008 e em outra, iniciada em 2009, ainda em andamento. Busca compreender os mecanismos intervenientes no modo de estruturação do trabalho docente e a implicação diferenciada dos professores nos diversos componentes de sua profi ssão. A partir da análise qualitativa dos dados obtidos a partir de entrevistas, respostas a um questionário, dados do censo educacional, análise de currículo de professores de instituições diversas, de todas as regiões do país, e de áreas diversas, conclui que o trabalho do professor é multideterminado, dependendo da forma organizacional e das forças internas da instituição na qual exerce seu ofício, da sua inserção no campo disciplinar, das relações entre as disciplinas e das forças políticas mais amplas da sociedade.


Palavras-chave


Sociologia da educação; Profissão acadêmica; Práticas acadêmicas; Ensino superior;

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Revista Estudos de Sociologia by Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported License.