Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e a contextualização do mundo do trabalho

Julio Cesar Torres, Alessandra David Moreira da Costa

Resumo


O artigo tem como objetivo tecer algumas considerações sobre o debate das metamorfoses no mundo do trabalho e as implicações decorrentes da contextualização como eixo de organização curricular do ensino médio brasileiro. O paradigma contemporâneo, de profundas transformações estruturais no modo de produção, quando a centralidade do trabalho vem sendo questionada, traz a necessidade de repensarmos as bases teóricas que fundamentam a interpretação da vida social. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) é reforçada a noção de que educar é para a vida, com forte ênfase na formação para o mundo produtivo, estimulando a Escola à reflexão e à discussão dos impactos dessas transformações na formação dos jovens.


Palavras-chave


Mundo do trabalho; Currículo; Contextualização;

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Revista Estudos de Sociologia by Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported License.