O bairro goutte d’or, 30 de julho de 1955: uma revolta no centro da métropole colonial

Autores

  • Emmanuel Blanchard UVSQ – Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines. Versailles – França. Pesquisador. CESDIP – Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales. Guyancourt – França. 78280

Palavras-chave:

Revolta, Guerra da Argélia, Polícia, Repertório de ação, Situação colonial,

Resumo

Geralmente a revolta urbana é analisada em associação à história dos bairros da periferia e dos conjuntos habitacionais populares. Inseri-la em uma história da centralidade migratória em Paris permite revelar outras continuidades e gêneses. Assim, o estudo da revolta que ocorreu dia 30 de julho de 1955, na Goutte d’Or (Paris XVIII˚), bairro marcado por uma grande visibilidade dos franceses muçulmanos da Argélia, possibilita-nos romper com o viés de historicizar espacialmente as violências urbanas. No cruzamento de várias tradições de mobilização (movimento operário, resistências populares às instâncias disciplinares, lutas anticolonialistas), atualizou-se um modo de ação durante as revoltas, cujos elementos podem, em grande parte, observar-se nos eventos sucedidos entre 1970 e hoje. Esta análise ressalta que, mais do que as divisões geográficas, são os discursos públicos e os dispositivos policiais que constroem os espaços onde a revolta aparece como uma resposta à dominação política e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BLANCHARD, E. O bairro goutte d’or, 30 de julho de 1955: uma revolta no centro da métropole colonial. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 18, n. 35, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6465. Acesso em: 28 mar. 2024.