Tempo, vida e narrativa

Autores

  • Andressa de Freitas Ribeiro UFBA – Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA – Brasil.

Palavras-chave:

Linguagem, Narrativa, Tempo, Vida,

Resumo

Este artigo busca desenvolver uma discussão sobre a narratividade e a análise de narrativa, tocando em diferentes perspectivas teóricas quanto à linguagem e refletindo sobre a relação entre tempo, vida e narrativa. Para isso, o artigo se divide em quatro partes. A primeira parte apresenta uma discussão que questiona a linguagem como sistema autônomo e a coloca como condição humana. A segunda parte trata mais especificamente da narratologia, buscando compreender quais elementos caracterizam uma narrativa. A terceira parte trata da análise de narrativa ou como a narrativa pessoal pode ser utilizada pelas ciências sociais como informação no processo de pesquisa. E a quarta parte do artigo desenvolve uma reflexão filosófica sobre a relação entre narrativa, tempo e vida. Por fim, ao falar sobre o giro hermenêutico, o texto levanta o problema da verdade dos fatos e admite que o alcance do nosso pensar, já permeado pela linguagem, é sempre uma versão dos fatos erigida de um ponto de vista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa de Freitas Ribeiro, UFBA – Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA – Brasil.

Doutoranda em sociologia pela Universidade federal da Bahia. Mestre em Ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

13/08/2015

Como Citar

RIBEIRO, A. de F. Tempo, vida e narrativa. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 38, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7228. Acesso em: 28 mar. 2024.