Cinema, história e nação: Humberto Mauro e O Descobrimento do Brasil

Autores

  • Anderson Ricardo Trevisan FHO-UNIARARAS – Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Araras – SP

Palavras-chave:

Humberto Mauro, Sociologia do cinema, Sociologia da arte, Cinema e história, Cinema e nação,

Resumo

Humberto Mauro é considerado um dos pioneiros do cinema brasileiro. O presente artigo apresenta uma proposta de leitura de seu filme O descobrimento do Brasil (1937) a partir de elementos conceituais da Sociologia da Arte e do Cinema. O filme, pertencente ao acervo do antigo Instituto Nacional de Cinema Educativo, apresenta uma imagem para o descobrimento do país, propondo-se a ser uma ilustração da Carta de Pero Vaz de Caminha. Para isso ele trava um diálogo com a tradição visual brasileira, e realiza o que podemos chamar de uma pintura histórica em movimento. Nessa perspectiva, o filme contribui para forjar elementos do passado na construção de valores da época de sua produção, criando ou recriando mitos de uma nacionalidade. Com isso ele se torna parte de um projeto maior de construção da nação brasileira, no qual os objetos de cultura eram considerados um dos caminhos para sua efetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Ricardo Trevisan, FHO-UNIARARAS – Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Araras – SP

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado na mesma instituição. Autor do livro A redescoberta de Debret no Brasil modernista (São Paulo, Alameda, 2015). Atualmente é docente no Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas) e membro da Diretoria do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES).

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

TREVISAN, A. R. Cinema, história e nação: Humberto Mauro e O Descobrimento do Brasil. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 21, n. 40, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7477. Acesso em: 29 mar. 2024.