Carreira profissional e ativismo social: as lógicas do engajamento na defesa de causas

Autores

  • Fernanda Rios Petrarca UFSE – Universidade Federal de Sergipe. Centro de Educação de Ciências Humanas. Aracaju – SE

Palavras-chave:

Atuação profissional, Engajamento individual, Ativismo social,

Resumo

Este artigo analisa as lógicas objetivas que conduzem ao engajamento profissional na defesa de causas sociais na cidade de Aracaju/Sergipe. Os procedimentos metodológicos consistiram na aplicação de questionários para profissionais que ocupam cargos em instituições voltadas às causas coletivas, com objetivo de identificar quem são, de onde vem e qual é a base principal de seus recursos sociais. Esse trabalho permitiu demonstrar o perfil social médio dos profissionais no que diz respeito às suas origens sociais, passado político e investimento profissional, assim como o papel das redes de relações formais e informais como os principais canais de acesso às causas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rios Petrarca, UFSE – Universidade Federal de Sergipe. Centro de Educação de Ciências Humanas. Aracaju – SE

Pós-doutora e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente exerce as atividades de ensino e pesquisa no Departamento de Ciências Sociais, no Programa de Pós Graduação em Sociologia e no Laboratório do Poder e da Política (LEPP) da Universidade Federal de Sergipe. Seu tema de pesquisa volta-se para o estudo dos grupos profissionais e as interfaces entre profissão e política.

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

PETRARCA, F. R. Carreira profissional e ativismo social: as lógicas do engajamento na defesa de causas. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 21, n. 40, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7575. Acesso em: 25 abr. 2024.