Conservadorismo coroado: movimentos monarquistas no Brasil atual

Autores

  • Marcos Paulo Reis Quadros FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha, Pró-Reitoria de Graduação. Caxias do Sul – RS

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.9113

Palavras-chave:

Movimentos Monarquistas, Casa Imperial Brasileira, Conservadorismo,

Resumo

Partindo de um mapeamento dos grupos “restauracionistas” que atuaram entre o final do século XIX e a metade do século XX, o artigo posteriormente volta-se à análise dos posicionamentos da atual Casa Imperial Brasileira e de movimentos que a apoiam no tempo presente. Para tanto, vale-se especialmente de materiais disponíveis em portais monarquistas na internet e de entrevista realizada com um militante. A pesquisa sugere que os atuais grupos monarquistas tentam instrumentalizar a crise política instalada no Brasil da segunda década do século XXI, somando-se a movimentos conservadores mais amplos que se espalham pela sociedade. Além da restauração e da denúncia da instabilidade que seria inerente à República, os monarquistas de hoje centram seus discursos na oposição às esquerdas e na valorização dos princípios cristãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Reis Quadros, FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha, Pró-Reitoria de Graduação. Caxias do Sul – RS

Doutor em Ciências Sociais (PUCRS, com período sanduíche no Instituto de Estudos Políticos - UCP/Lisboa). Coordenador Geral de Graduação do Centro Universitário da Serra Gaúcha e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia (CBPD) e da Rede Internacional de Investigação Direitas, História e Memória. E-mail para contato: marcosrq@hotmail.com

 

Downloads

Publicado

12/09/2017

Como Citar

QUADROS, M. P. R. Conservadorismo coroado: movimentos monarquistas no Brasil atual. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 42, 2017. DOI: 10.52780/res.9113. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/9113. Acesso em: 29 mar. 2024.