O MST e a Reform a Agrária do Consenso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.9191

Palavras-chave:

Agronegócio, Ideologia, Movimentos sociais do campo, Reforma Agrária do Consenso,

Resumo

Este texto traz os resultados de uma pesquisa realizada na regional Extremo Sul da Bahia, que analisou a relação de parceria, os acordos e o diálogo estabelecido entre os movimentos sociais do campo, principalmente o Movimento Sem Terra (MST), o Estado e as empresas do agronegócio. Utilizamos a metodologia qualitativa de natureza exploratória, e os instrumentos de coleta de dados foram análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que na região brasileira pesquisada está evidenciado um novo formato de reforma agrária, o qual estamos denominando de Reforma Agrária do Consenso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus – BA

Pós-doutorado em Educação e movimentos sociais do campo pela UNESP, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutorado em doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão educacional, administração escolar, burocracia estatal e privada, organização o trabalho pedagógico, educação do campo, Educação de Jovens e Adultos, políticas educacionais e movimentos sociais do campo. É membro da equipe de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no Departamento de Ciências da Educação, e faz parte do Colegiado Estadual do Pronera.

Downloads

Publicado

12/09/2017

Como Citar

SANTOS, A. R. dos. O MST e a Reform a Agrária do Consenso. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 42, 2017. DOI: 10.52780/res.9191. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/9191. Acesso em: 23 abr. 2024.