Os rackets brasileiros. Notas sobre as atuais circunstâncias históricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.9424

Palavras-chave:

Golpe, Dominação, Racket, Teoria crítica,

Resumo

Para tecer algumas reflexões acerca das atuais circunstâncias históricas que levaram à deposição de Dilma Rousseff da presidência, nos inspiramos em uma noção da teoria crítica acerca do desenvolvimento do capitalismo na primeira metade do século XX e que apontou para o vínculo entre formas de dominação e o uso de violência: racket. Após uma breve exposição do termo, reconstruímos o cenário político e social brasileiro, especificando algumas de suas condições particulares, como a superexploração da força de trabalho e o modelo neoliberal. Além da relação dos atuais chefes de governo com os rackets, esboçamos um quadro das relações de classe, indicando tanto o aparecimento de grupos conservadores e reacionários quanto os impasses da esquerda. O objetivo é mostrar que o golpe que depôs Dilma Rousseff serve aos propósitos de manter a dominação na sociedade brasileira ao preço da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Puzone, UnB – Universidade de Brasília. Instituto de Ciências Sociais. Departamento de Sociologia. Brasília – DF

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

12/09/2017

Como Citar

PUZONE, V. Os rackets brasileiros. Notas sobre as atuais circunstâncias históricas. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 42, 2017. DOI: 10.52780/res.9424. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/9424. Acesso em: 28 mar. 2024.