Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é uma publicação trimestral (março, junho, setembro e dezembro) do Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Cervantes. O grupo congrega professores da Universidad de Alcalá de Henares (UAH) e da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (FCLAr), seus orientandos e um corpo de profissionais que atuam na área da Educação – profissionais do ensino, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Toda parte executiva da RIAEE está sob a responsabilidade da FCLAr da UNESP.

O campo principal de análise é a Ibero-América, sendo que estão aptos a enviar textos para análise pesquisadores com titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de alunos de Programas de Doutorado, desde que acompanhados de seus orientadores. Ao enviar o manuscrito, o autor deve inserir os coautores responsabilizando-se por informar as respectivas titulação, URL do Lattes, ORCID, filiação institucional e resumo da biografia. Caso o cadastro do autor e dos coautores não esteja completo o manuscrito não será aceito.

O campo de análise prioritário é a Ibero-América e o foco é a Educação em seus temas:

  • Filosofia e Historiografia da Educação;
  • Política e Gestão de Unidades Educacionais;
  • Pesquisa e Avaliação;
  • Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação;
  • Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas;
  • Educação Sexual, Gênero e Valores;
  • Escola Inclusiva e Educação Especial;
  • Educação Básica;
  • Educação Profissional e Técnica;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação Superior; e
  • Padrões de Internacionalização.

 

A RIAEE incentiva a organização de números especiais sobre temas específicos em Educação, sendo que os volumes deverão conter entre 12 e 18 artigos, dos quais um terço ou mais devem ser de autores internacionais, um terço ou mais de autores que não estejam vinculados à Unesp ou a UAH e até um terço de autores da Unesp ou da UAH. Neste caso, o organizador poderá enviar o volume proposto diretamente para o e-mail da revista.

Os trabalhos publicados são de responsabilidade dos respectivos autores e informações para autores ou normas para publicação estão disponíveis no site da revista.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Destina-se aos organizadores de números especiais com temáticas ligadas a Educação, apresentando os artigos, e a relevância das pesquisas para o progresso da ciência e da pesquisa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original, com metodologia e resultados claramente descritos; contribuições provenientes de dissertações, teses, trabalhos finais de curso ou de projetos de pesquisa em andamento contendo a descrição das etapas do estudo,  com ênfase nas questões metodológicas; contribuições de caráter analítico ou propositivo com constructos teóricos levando ao questionamento de modelos existentes e possibilitando hipóteses para pesquisas futuras; e contribuições destinadas a divulgar o estado da arte de temas específicos com base na revisão bibliográfica crítica de outras publicações. Limita-se a 20 páginas, incluindo o resumo em português, espanhol e inglês, introdução, desenvolvimento, considerações finais e as referências.

Os textos podem ser em português, espanhol e inglês.

Sendo que estão aptos a enviar textos para análise pesquisadores com titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de alunos de Programas de Doutorado, desde que acompanhados de seus orientadores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

São contribuições que apresentam análise crítica de livros e obras pertinentes a Educação. Limita-se a 5 páginas. Podem ser escritos em português, espanhol e inglês.

Sendo que estão aptos a enviar textos para análise pesquisadores com titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de alunos de Programas de Doutorado, desde que acompanhados de seus orientadores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

São contribuições que descrevem uma situação da prática de profissionais ou instituições. Limita-se a 15 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à RIAEE serão avaliados por membros do Conselho Editorial Científico e por pareceristas convidados ad hoc. O processo de avaliação por pares é às cegas preservando a identidade tanto dos autores e suas afiliações quanto dos avaliadores.

Os artigos serão encaminhados a Equipe Editorial, sendo a primeira avaliação nos seguintes itens: formatação, normas ABNT, figuras, imagens, quadras e respectivas fontes, manuscrito no próprio template da Revista, verificação dos resumos em inglês, espanhol e português, números de páginas; em seguida, ao editor para triagem e avaliação preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo. Posteriormente, serão distribuídos a pareceristas respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista.

Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, dois meses.

No caso de solicitação de alterações, o artigo poderá ser reencaminhado para nova avaliação. Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não serão admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos ficam então disponíveis para publicação em ordem de protocolo.

 

 

 

Periodicidade

A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é uma publicação trimestral.  

 

 

 

Política de Acesso Livre

A RIAEE não cobra taxa de submissão para autores e oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público em geral proporciona maior democratização de acesso à informação, condição para que os cidadãos aprimorem o exercício da liberdade de escolha a partir de seus interesses e acima deles. Seguindo essa filosofia, a RIAEE está disponível também no Diadorim, Latindex, CNEN, OasisBr/IBICT, EZB, EBSCOhost, BBE, Google Scholar, J4F, REDIB, ABEC, DOAJ, Edubase.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

ISSN Eletrônico

1982-5587