O universo feminino como centro de interesse e de estudo em teses de doutorado: notas para a reflexão a partir de uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • João Guilherme Rodrigues Mendonça
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v3i.2686

Palavras-chave:

Gênero, Mídia, Sexualidade, Revistas Femininas,

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar produções acadêmicas de doutorado, que se utilizaram da mídia escrita em revistas voltadas especificamente ao público feminino, defendidas entre 1999 e 2007. O objetivo da pesquisa foi verificar como pesquisadores que tratam do tema têm contribuído para a compreensão do modo que a mulher é retratada na mídia escrita. As teses de doutorado foram escritas por mulheres que falam sobre o sexo feminino a partir de revistas destinadas prioritariamente para esse público, exceção feita no estudo da Revista de Educação Physica, que não guarda especificamente essa característica. Os resultados encontrados nas diferentes produções retratam a mulher em sua condição de submissão feminina; de culto ao corpo; e sua sexualidade, construindo de modo relativamente explicito, um ideal de mulher; o comportamento feminino condizente a classe social e ao espaço urbano; ser mãe; ser esposa; sua forma de pensar; sua educação; seu lugar de consumidora; seu lugar no espaço público; sua atuação no mercado de trabalho; e estereótipos a ser seguido e consumido. É possível concluir que as características que fazem parte do universo feminino referem-se à higiene da mulher das classes média e alta urbana; construção do novo papel social da mulher mãe; a mulher como necessitada de ajuda; a mulher que precisa ver seu corpo grávido governado e regulado pelos especialistas; interferir na subjetivação de meninas e mulheres contemporâneas em sua forma de pensar, e em sua educação; conceberem as mulheres como excelente opção de mercado consumidor; reconhecerem a necessidade de modificar seus hábitos e atitudes; por fim de educar o corpo da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/05/2010

Como Citar

MENDONÇA, J. G. R.; RIBEIRO, P. R. M. O universo feminino como centro de interesse e de estudo em teses de doutorado: notas para a reflexão a partir de uma pesquisa bibliográfica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 3, p. 108–115, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v3i.2686. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2686. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos