A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar

Autores

  • Fábio Tadeu Reina
  • Luci Regina Muzzeti
  • Maria José Romanatto
  • Flávia Baccin Fiorante Inforsato
  • Maria Beatriz Loureiro de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i1.2694

Palavras-chave:

Héxis corporal, Habitus, Trajetória, Práticas culturais,

Resumo

Este artigo mostra a interdependência existente entre a prática docente e a construção da héxis corporal de professores de Educação Física e as suas consequências na unidade escolar, condição essa verificada pelo itinerário social desses agentes sociais que ministram aulas em uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Araraquara – SP. Como pressuposto básico deste artigo, estabeleceu-se que a construção social da héxis corporal do professor de Educação Física é um processo em constante construção, pois é resultante de sua trajetória de vida com intervenções provenientes do contexto social em que vive. Nesse enfrentamento diário, o agente e/ou o seu grupo social tende a tornar visíveis os aspectos de dinamicidade e de permanência de sua ação. Em tal dinâmica, o agente e/ou o grupo a que pertence incorpora os elementos constituintes da realidade social e, a seu modo, exterioriza os conteúdos simbólicos interiorizados, compartilhando os traços de uma cultura comum que pode ser examinada através do conceito de habitus. A héxis, nesse sentido, é a dimensão que possibilita a internalização das conseqüências das práticas sociais e, também, a sua exteriorização corporal – através do modo de falar, gesticular, olhar, andar, sentar-se, manejar instrumentos, manter a postura da cabeça ou fazer caretas, cada vez mais associado a um tom de voz dos agentes sociais. As crianças são particularmente atentas, em todas as sociedades, a esses gestos e a essas posturas que caracterizam um adulto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/05/2010

Como Citar

REINA, F. T.; MUZZETI, L. R.; ROMANATTO, M. J.; INFORSATO, F. B. F.; OLIVEIRA, M. B. L. de. A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 100–110, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i1.2694. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos