"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar

Autores

  • Dimitri Barros Guandalim Bolsista do Núcleo de Ensino – UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. Marília – SP – Brasil.
  • Maria Angélica C. Paraizo Bolsista do Núcleo de Ensino – UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. Marília – SP – Brasil.
  • Paulo Eduardo Teixeira Coordenador Projeto do Núcleo de Ensino - UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. Marília – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.4501

Resumo

O presente trabalho visa trazer à tona uma discussão em torno da viabilidade das metodologias tradicionais de ensino num contexto social predominantemente tecnológico e imagético. A partir de projetos realizados na disciplina de História, numa escola estadual através do Núcleo de Ensino da Unesp de Marília, e a aplicação de questionários que visavam mapear aspectos da cultura audiovisual dos alunos conjuntamente com suas percepções acerca da realidade cotidiana na escola, tornou-se evidente a perspectiva crítica que os alunos do Ensino Médio encaravam a estrutura escolar. Com o uso do software SPSS, foram analisadas as questões de caráter quantitativo, possibilitando uma crítica às metodologias de ensino utilizadas pelos professores, ao passo que o uso de imagens revelou-se como uma proposta capaz de estimular uma educação pautada na interação e no diálogo, aproximando-se da realidade sócio-cultural dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Teixeira, Coordenador Projeto do Núcleo de Ensino - UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. Marília – SP – Brasil.

Departamento de Ciências Políticas E Econômicas(DCPE) - UNESP/FFC/Marília

Downloads

Publicado

20/02/2014

Como Citar

GUANDALIM, D. B.; PARAIZO, M. A. C.; TEIXEIRA, P. E. "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 826–835, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i4.4501. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos