Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar

Márcia R. M.Ferraz Arruda, Denis Domeneghetti Badia

Resumo


Nesta comunicação procuramos mostrar a propriedade das idéias de Martin Buber, na obra Eu e Tu (2001), para se pensar as inter-relações na escola. Em termos antropológicos, no cotidiano escolar se configuram, simultaneamente, cultura organizacional e a cultura de grupos, segundo Edgar Morin (1984) e Michel Maffesoli (1998). Buscamos na “filosofia do encontro” uma reflexão sobre as relações inter-subjetivas produzidas pelos sujeitos no cotidiano escolar. São relações que efetivam a comunicação, definida por Buber como um encontro, no qual se dá a complementaridade e reciprocidade das ações entre o Eu-Tu, o dialógico, em detrimento à experiência de contato proporcionada no Eu-Isso, o monológico. A questão a ser iluminada diz respeito ao fato de que, por meio da “filosofia do encontro”, talvez possamos encontrar suportes teóricos consistentes para repensarmos as relações produzidas pelos sujeitos no âmbito escolar, o que evidencia o caráter “ontológico” de uma questão crucial na escola: ensino-aprendizagem.

Abstract:
This paper will attempt to point out relevance of the ideas of Martin Buber, in the work “I and Thou” (2001), to think the interrelations in school. In anthropological terms, in the school daily life both organizational culture and the culture of groups are established, according Edgar Morin (1984) and Michel Maffesoli (1998). We searched on the “Philosophy of the Meeting" a reflection on the inter-subjective relations produced by the subjects in the everyday life school. They are relations that implement the communication, defined by Buber as an encounter, which gave the complementarity and reciprocity of actions between the “I-Thou”, the dialogical, to the detriment of the experience of contact provided in the “I-That”, the monological. The issue to be enlightened relates to the fact that, through the "philosophy of the meeting," perhaps we can find consistent theoretical support in order to rethink relations produced by subjects within the school, which shows the "ontological" character of a crucial issue in school: teaching-learning.

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Direitos autorais 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

E-ISSN: 1982-5587
ISSN: 2446-8606

DOI Prefix: 10.21723

 

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