Conversando sobre a sexualidade adolescente – curso on-line para comunidade de educadores e educadoras do município de Presidente Prudente – SP

Autores

  • Patricia de O. e S. Pereira Mendes

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v2i2.467

Resumo

Compreender a adolescência em seus aspectos sócio-culturais, bem como dialogar a respeito da temática sexualidade e a forma como ela passa a ser encarada nesta etapa de desenvolvimento humano, é de fundamental importância na formação de educadores e educadoras. O presente Projeto de Extensão faz parte da caminhada do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual da UDESC, que há mais de vinte anos desenvolve suas atividades aliando ensino, pesquisa e extensão, com a preocupação atual de estudar o uso das novas tecnologias. Esse curso on-line, direcionado aos educadores e educadoras do município de Presidente Prudente e demais educadores público interno da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, objetivou sensibilizar esses profissionais para a urgência de realizarem reflexões diante da adolescência e da sexualidade adolescente, com vistas à construção de ações comprometidas com uma educação sexual emancipatória. A metodologia on-line foi desenvolvida na plataforma MOODLE, que se caracteriza como um ambiente virtual de aprendizagem livre e envolveu a leitura de conteúdos distribuídos em módulos específicos, na realização de exercícios reflexivos a respeito do adolescente que o educador foi e do adolescente que esse educador educa. Os resultados apontados pelos docentes a partir das reflexões realizadas no curso revelaram uma maior sensibilização para temática, um interesse em aprofundamentos teórico metodológicos a respeito da adolescência e da sexualidade, assim como o planejamento de ações direcionadas para a implementação de propostas intencionais de educação sexual emancipatória nos espaços educativos onde atuam esses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07/12/2007

Como Citar

MENDES, P. de O. e S. P. Conversando sobre a sexualidade adolescente – curso on-line para comunidade de educadores e educadoras do município de Presidente Prudente – SP. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 2, p. 146–153, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v2i2.467. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/467. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos