Bens culturais acessíveis às crianças: limites e possibilidades para o desenvolvimento cultural na educação infantil

Autores

  • Muriane Sirlene Silva de Assis Diretora de Escola de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação de Araraquara. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Membro do GPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância e Escolarização. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i1.5377

Resumo

Este trabalho é parte de uma tese de doutorado que investigou o processo de desenvolvimento cultural da criança na Educação Infantil a partir das concepções de diferentes sujeitos. O presente trabalho focalizou as concepções das crianças, das professoras e dos pais sobre o acesso das crianças aos bens culturais. A pesquisa utilizou procedimentos metodológicos fundamentados em abordagem qualitativa e coletou dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários. A Teoria Histórico-Cultural serviu de fundamentação teórica para o estudo. A análise dos dados enunciou que a escola e a família contribuíam para o desenvolvimento cultural das crianças, todavia, essa contribuição ocorria de forma pouco intencional e sistematizada. A pesquisa demonstrou que o acesso das crianças e dos adultos aos bens culturais era restrito e limitado, em especial à televisão, e isso empobrecia as possibilidades de desenvolvimento cultural deles. As atividades artísticas e culturais eram interpretadas como recurso didático-pedagógico e raramente se vinculavam ao lazer, ao divertimento, a ampliação da visão de mundo e consequentemente ao desenvolvimento cultural. O estudo ressaltou que não basta ter acesso aos bens culturais, há que se buscar por meio da apropriação do patrimônio cultural da humanidade, uma atuação mais consciente na prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ASSIS, M. S. S. de. Bens culturais acessíveis às crianças: limites e possibilidades para o desenvolvimento cultural na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 1, p. 170–178, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i1.5377. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5377. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos