A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas

Autores

  • Maria Julia Carvalho de Melo Mestranda em Educação Contemporânea. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) – Pós-graduação em Educação Contemporânea. Caruaru – PE – Brasil.
  • Maria Angélica da Silva Mestranda em Educação Contemporânea. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) - Pós-graduação em Educação Contemporânea. Caruaru – PE – Brasil.
  • Lucinalva Andrade Ataide de Almeida UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) - Caruaru – PE – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6857

Resumo

Este trabalho trata-se de uma análise a partir de uma revisão bibliográfica a despeito dos componentes curriculares Estágio Supervisionado e Didática no curso de Pedagogia. Sendo assim, ele se inscreve no âmbito das discussões do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, e apresenta o papel que estes componentes curriculares possuem para a aprendizagem profissional docente. Para tanto, tem como objetivo analisar a construção histórica de sentidos sobre Estágio Supervisionado e Didática nos cursos de Pedagogia, tendo ainda como percurso teórico-metodológico a Análise do Discurso. Dessa forma, a partir da análise desses sentidos elaborados historicamente foi possível perceber que os sentidos de Estágio e Didática se modificaram ao longo dos anos na produção teórica brasileira, isso aconteceu articulado às mudanças pelas quais também enfrentou o curso de Pedagogia, o que demonstra que os sentidos atuais embora articulados com os já-ditos do passado, carregam em si a possibilidade de um dizer novo sobre estes componentes curriculares. Um dizer novo que pode contribuir de forma mais efetiva para a aprendizagem da profissão professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MELO, M. J. C. de; SILVA, M. A. da; ALMEIDA, L. A. A. de. A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 60–70, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i1.6857. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos