O ensino do aluno com deficiência na escola regular

Autores

  • Natália Costa de Felicio Graduanda em Pedagogia. USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Ribeirão Preto – SP – Brasil.
  • Cristina Cinto Araújo Pedroso Docente. USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Ribeirão Preto – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7048

Resumo

Este estudo objetivou analisar a organização do ensino para os alunos com deficiências, em classes comuns do Ensino Fundamental I de uma escola pública estadual, no interior paulista. Objetivou-se especificamente: a) analisar as concepções dos professores sobre educação inclusiva e ensino de alunos com deficiência; b) analisar as aulas desenvolvidas na classe comum e na instituição especializada e c) analisar como tem ocorrido a parceria entre escola comum e instituição especializada na organização do ensino para o aluno com deficiência. Os dados foram obtidos por meio da entrevista semi-estruturada com os professores da escola comum e da instituição especializada e da observação participante das aulas nos dois contextos de ensino nas turmas com alunos deficientes visuais inseridos. Os resultados evidenciaram que as seis professoras entrevistadas não apresentam formação específica para o ensino de alunos com deficiência. Consequentemente, as quatro professores da escola comum não conhecem o conceito de adaptação curricular. A instituição especializada oferece apoio aos professores, entretanto, o mesmo não é continuo e permanente, portanto, não favorece uma cultura de reflexão conjunta do processo ensino-aprendizagem. A observação das aulas na escola regular permitiu verificar que as quatro professoras não planejam em função das especificidades dos alunos com deficiência. Na instituição especializada observou-se que o trabalho pouco se articula ao currículo escolar. Conclui-se, portanto, que a inclusão na escola pública tem avançado apenas em relação ao acesso, mas não em relação à qualidade dos processos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16/06/2014

Como Citar

FELICIO, N. C. de; PEDROSO, C. C. A. O ensino do aluno com deficiência na escola regular. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 447–458, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7048. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7048. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos