Modernidade e transformações do século XXI: a disciplina história no ensino fundamental II

Autores

  • Aline Gonçalves da Silva Mestre em Educação. Membro da linha de pesquisa História e Educação pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Política e História da Educação Brasileira (NEPHEB). UNIVAS - Universidade do Vale do Sapucaí-Univás. Pouso Alegre – MG – Brasil. 37550-000
  • Sônia Aparecida Siquelli Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Política e História da Educação Brasileira (NEPHEB). UNIVAS - Universidade do Vale do Sapucaí - Pós Graduação em Educação. Pouso Alegre – MG – Brasil. 37550-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p49

Palavras-chave:

Práticas de ensino, Ensino fundamental, CBC,

Resumo

Esta análise parcial de pesquisa apresentada para o exame de qualificação é parte da dissertação de Mestrado em Educação, que se encontra em andamento, intitulada Práticas de Ensino de História no Sexto do Ensino Fundamental II: Desafios Atuais, objetiva compreender como os professores da rede pública estadual que lecionam ou lecionaram a disciplina História no sexto ano do Ensino Fundamental II, na cidade de Pouso Alegre - Minas Gerais incorporam a proposta curricular Conteúdo Básico Comum-CBC. O CBC é entendido como o currículo normativo, que estabelece conhecimentos essenciais a serem ensinados e metas a serem alcançadas pelo professor. A hipótese desta pesquisa é que, segundo o contexto atual do século XXI, mergulhado numa visão de mundo capitalista, onde estas propostas compõem um currículo nem sempre vivenciado na prática dos professores em sala de aula. Para esta análise fundamentaremos no conjunto de ideias que entende a modernidade sólida como homogeneizadora tanto no plano cultural como no escolar que, de acordo com Bauman (1998, 2001, 2007, 2008, 2009a, 2009b, 2010, 2011, 2013), Veiga-Neto (2005, 2003) e Veiga Neto e Saraiva (2009) e que se esfacelou frente às transformações de valores postos no final do século passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Gonçalves da Silva, Mestre em Educação. Membro da linha de pesquisa História e Educação pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Política e História da Educação Brasileira (NEPHEB). UNIVAS - Universidade do Vale do Sapucaí-Univás. Pouso Alegre – MG – Brasil. 37550-000

Formada em História pela Universaidade do Vale do Sapucaí UNIVAS 2005. Bolsista FAPEMIG pelo programa de pós graduação  PROPESS Mestrado em educação na mesma universidade 2013.

Downloads

Publicado

11/04/2016

Como Citar

SILVA, A. G. da; SIQUELLI, S. A. Modernidade e transformações do século XXI: a disciplina história no ensino fundamental II. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 49–66, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p49. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7349. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos