A busca da interdisciplinaridade nas disciplinas de projeto arquitetônico no curso de graduação em arquitetura e urbanismo

Autores

  • Djanine Dolovet Martins Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE/Presidente Prudente/SP Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE/Presidente Prudente/SP Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graaduação em Educação (Mestrado em Educação).

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7548

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Arquitetura e urbanismo. Projeto arquitetônico. Ensino superior.

Resumo

O presente artigo se constitui como trabalho final do Curso de Pós - Graduação: “Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem”, ofertado em uma Universidade da rede privada situada no município de Presidente Prudente/SP. O intuito deste trabalho é o de apresentar como a disciplina de Projeto Arquitetônico, especificamente, do curso de Arquitetura e Urbanismo ofertado pela referida Universidade, necessita e depende de uma organização interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas da grade curricular do curso. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental como metodologia de investigação. Na pesquisa bibliográfica as principais obras consultadas foram: Fazenda (1999, 1979), Morin (2007), Japiassu (1976), Luck (2001), Freire (2009). Na análise documental, adotou-se como referência o Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo e diretrizes que fundamentam a estruturação de projetos de curso de graduação na área. Como principais resultados, concluiu-se que a disciplina de Projeto Arquitetônico necessita dessa interdisciplinaridade, envolvendo todas as demais disciplinas do curso, pois um Projeto Arquitetônico depende também de todo um aprendizado sobre diversas áreas para sua concretização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE/Presidente Prudente/SP Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graaduação em Educação (Mestrado em Educação).

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Possui experiência como Coordenadora de Núcleo de Educação a Distância, desenvolvendo as seguintes ações: Gestão de Projetos de EaD, Produção de Material Didático, Formação de Professores Tutores e Autores, Acompanhamento de Alunos e Organização de Ambientes Virtuais. Professora na Graduação e Pós-Graduação nas disciplinas: Tecnologias Aplicadas à Educação; Educação a Distância; Formação de Professores; Metodologia da Pesquisa, Didática, Educação Inclusiva, Avaliação Escolar, entre outras áreas. Atualmente é docente no Curso de Pedagogia (Presencial/Distância) na Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Docente, Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP).

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

MARTINS, D. D.; TERÇARIOL, A. A. de L. A busca da interdisciplinaridade nas disciplinas de projeto arquitetônico no curso de graduação em arquitetura e urbanismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1352–1371, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.7548. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7548. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos