Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste

Autores

  • Michele Sacardo UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos – SP – Brasil. 13565-905. Docente dos cursos de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação. UFG - Universidade Federal de Goiás. Jataí – GO – Brasil.
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8109

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a analise crítica da produção científica desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Física – EF (PPGEF) da região Centro-Oeste, a partir de um estudo de caráter bibliográfico/documental. Os resultados mostraram que houve predomínio do viés biológico e da biodinâmica a partir da abordagem empírico-analítica (38%) na produção cientifica da EF produzida nos PPGEF. Há em evidência e em plena expansão uma produção científica mais crítica em consolidação nesta região, demonstrada pelas características e interesses das pesquisas produzidas nos Programas em Educação, como também indícios no PPGEF da UNB/DF de maior abrangência para a construção de outros referenciais (fenomenologia e marxistas que somados corresponderam a 59%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/10/2015

Como Citar

SACARDO, M.; HAYASHI, M. C. P. I. Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 3, p. 947–964, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i3.8109. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos